terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fevereiro é mês do CARNAVAL que é sinônimo de
                    RIO     DE      JANEIRO 


Popular do Vale – Ed. 327
Cinema em Casa – Joel B. Ramos

O Rio no Cinema!

    O festival de música “Rock in Rio” terminará dia dois de outubro, mas o nome da cidade do Rio de Janeiro continuará em evidência por muito tempo. A chamada “cidade maravilhosa” é uma das cidades sede para Copa Mundial de Futebol em 2014, e, também, foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.  
    Uma cidade tão famosa e cheia de charme já foi cantada em prosa e verso e, claro, no cinema não foi diferente: serviu de cenário de muitos filmes nacionais e estrangeiros. Quase sempre a imagem de cartão postal da cidade do Rio prevalece nos filmes. A chamada imagem “clichê” (um lugar-comum) está presente: carnaval (samba), futebol, mulheres bonitas e sensuais... Assim o Rio é visto pelos “gringos” há muito tempo e os filmes, simplesmente, repetem e repetem tal visão. E quem defende outro tipo de imagem do Rio (e do Brasil em geral) acaba esquecendo a razão primeira da existência destes filmes: o público. A platéia alvo é o estrangeiro em busca de histórias mirabolantes e, de preferência, em lugares exóticos, diferentes da sua realidade. Os produtores procuram atender o público.  Não se pode esperar uma tese sociológica em tais filmes, onde o verdadeiro Rio de Janeiro e seu povo deveriam aparecer.
    A discussão pode ir longe... Há algum tempo, dois filmes americanos foram lançados: “Velozes e Furiosos, Operação Rio” e “Rio”. Eles alcançaram grande sucesso de público nos cinemas pelo mundo a fora. Os dois títulos podem ser alugados ou comprados.
       “Rio” é uma animação (ou desenho animado, como era chamado antigamente) em ritmo de aventura e comédia da Fox Filmes e tem direção do brasileiro e carioca Carlos Saldanha (também participa do roteiro do filme). É a história de Blu.  Uma arara azul, ele foi raptado ainda pequeno e mandado para os Estados Unidos, onde vive como pássaro de estimação na gelada Minnesota. Acredita-se que Blu é o último de sua espécie. Mas sua dona fica sabendo sobre Jade, uma fêmea da espécie que vive no Rio de Janeiro... Assim,  eles iniciam a aventura de sua vidas. Apesar de nunca ter aprendido a voar, Blu torna-se amigo de um grupo esperto de pássaros da cidade que o ajudam a encontrar a coragem de abrir suas asas e seguir seu destino.  Fica a mensagem: amizade é essencial na vida e os amigos fundamentais! Uma curiosidade: o filme Rio levou em apenas três dias de exibição, mais de 1 milhão de pessoas ao cinema.
    “Velozes e Furiosos, Operação Rio”, ação, aqui a querida cidade do Rio (grande parte foi filmado em Porto Rico!) recebe a visita de Vin Diesel e Paul Walker. Na trama três americanos fogem para o Brasil em busca de uma sonhada vida pacata, mas depois de um golpe dar errado, o trio fica na mira de um chefão do crime e de um agente do FBI. Corrupção policial, mulher bonita, perseguição pelas ruas do Rio e tudo o mais... O filme já virou uma verdadeira franquia, esta é a parte 5.  Afirmaram que o filme merece nota dez na ação e zero na geografia...
     Em um confortável e macio sofá, a pipoca e refrigerante não podem faltar nesta gostosa sessão de cinema: boa diversão!


Serviço:
Rio, Estados Unidos, 2011, direção de Carlos Saldanha, 95 Min. Cor. Produção da Fox Filmes.
Velozes e Furiosos, Operação Rio, Estados Unidos, 2010, direção de Justin Lin, 130 Min., Cor. Universal Filmes.

Um comentário:

  1. um filme animado que me encanta...já perdi a conta de quantas vezes assisti...vale a pena...

    ResponderExcluir