terça-feira, 24 de abril de 2012

"CEM ANOS" DA TRAGÉDIA DO  TITANIC!


TEXTO PUBLICADO NA MINHA COLUNA "VIDEOCINE" DO JORNAL GUAYPACARÉ - LORENA, 14 DE ABRIL DE 2012, ED. 1403, ANO 37, PÁG. B1.                  


                          


                          “Cem Anos depois: A Tragédia do Titanic!


     Há exatos cem anos, uma das maiores tragédias da História da Humanidade aconteceu no gelado Mar do Norte, era a viagem inaugural do gigantesco transatlântico “Titanic”: ia da Inglaterra para os Estados Unidos... Na noite de 14 de abril de 1912, o maior e mais seguro navio já produzido por mãos humanas bateu num iceberg solto no mar: o poderoso Titanic foi à pique em poucas horas! Era a madrugada do dia 15 de abril. Eram 2.240 pessoas a bordo, cerca de 1523 morreram! O cinema fez várias adaptações para tal tragédia e a mais famosa é a de 1997...
    O filme Titanic de 1997 escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron é uma história inventada do naufrágio do RMS Titanic, estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fadada viagem inaugural no navio. Apesar de os personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. Gloria Stuart interpreta Rose idosa, que narra o filme; e Billy Zane interpreta Cal Hockley, o noivo rico da jovem Rose. Cameron viu a história de amor como um jeito de cativar o público para o desastre real.
   Titanic foi um enorme sucesso de críticas e bilheteria. Foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Com uma bilheteria total de US$ 1,9 bilhões, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão mundialmente, permanecendo o filme de maior arrecadação da história por doze anos, até o próximo filme de Cameron, Avatar, ultrapassá-lo em 2010. O filme foi relançado nos cinemas em 4 de abril de 2012 após uma conversão 3D em homenagem aos 100 anos da viajem inaugural do RMS Titanic.
   Uma curiosidade muito interessante: o escritor Morgan Robertson escreveu um livro intitulado “Futilidade”. Um relato dramático de um naufrágio do navio chamado Titan, ele bate num iceberg, numa noite fria de abril, e afunda?! Tal história foi publicada em 1898: 14 anos da tragédia do Titanic??!! Uau! O que mais impressiona: os números de vítimas e muitas das características técnicas do navio Titan eram idênticas aos do Titanic... Coincidência ou uma premonição? Quem pode explicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário