terça-feira, 24 de abril de 2012

"CEM ANOS" DO SANTOS FUTEBOL CLUBE"


   Se o dia 14 de Abril de 2012 ficou marcado pela tragédia do naufrágio do transatlântico "Titanic", tal data é o dia da "fundação" de um time de futebol, muito querido, aqui no Brasil e lá fora... Trata-se do muitas vezes Campeão e Glorioso SANTOS!


    Um documentário muito simpático foi lançado para celebrar os "Cem Anos" do estimado time da cidade de Santos: 
           "Santos 100 Anos de Futebol Arte"!


Direção de Lina Chamie.
O texto é do site oficial do filme: o crédito pertence a ele!


   "Entre glórias e amores, os 100 anos de vida do Santos Futebol Clube foi marcado por inúmeras conquistas. Além de ser um dos mais importantes clubes do Brasil e o que mais marcou gols na história, ele já foi considerado o melhor time de futebol de todos os tempos e ainda lançou para o mundo um de seus maiores jogadores, Pelé, eleito o atleta do século. 
   Nada mais justo que toda essa grandeza fique registrada em um filme da altura deste clube. "Santos, 100 anos de futebol arte" narra sua trajetória nesses 100 anos, passando pelo Santos da década de 60 e mostrando como este time conquistou uma torcida 15 vezes maior que a população de sua cidade de origem. Com seu futebol arte, irreverente e juvenil de todos os tempos cativou o mundo todo e levou o Santos a um patamar inigualável. O filme traz toda a saga deste time e aponta como ele está intimamente ligado com a história de nosso país.
   Para produzir um filme como este, foram necessários 4 meses de pesquisas através de um trabalho intenso em acervos do Brasil e exterior. Imagens em vídeos e fotos foram o foco principal da equipe de produção. Quase 2 mil fotos raras e antigas do Clube resgatadas para melhor contar esta história tão cativante. A produção filmou mais de 100 horas em entrevistas com os principais ícones do clube como o rei Pelé, o "menino" Robinho e a grande sensação do momento do momento, Neymar .Para ter uma ideia da grandiosidade deste filme, captamos mais de 12 terabytes em arquivos, incluindo todo o material pesquisado e filmado.
Através desta obra é possível juntar talento com felicidade e ter como resultado vitórias majestosas, conquistas sem fim e amores inabaláveis."


   SANTOS, SEMPRE SANTOS!!!


Obs.: Filme indicado para todo  mundo, torcedor ou não do Santos, vale a pena conhecer sim! Imperdível mesmo...
     As fotos abaixo são do filme e o direito autoral pertence ao seus produtores.




"CEM ANOS" DA TRAGÉDIA DO  TITANIC!


TEXTO PUBLICADO NA MINHA COLUNA "VIDEOCINE" DO JORNAL GUAYPACARÉ - LORENA, 14 DE ABRIL DE 2012, ED. 1403, ANO 37, PÁG. B1.                  


                          


                          “Cem Anos depois: A Tragédia do Titanic!


     Há exatos cem anos, uma das maiores tragédias da História da Humanidade aconteceu no gelado Mar do Norte, era a viagem inaugural do gigantesco transatlântico “Titanic”: ia da Inglaterra para os Estados Unidos... Na noite de 14 de abril de 1912, o maior e mais seguro navio já produzido por mãos humanas bateu num iceberg solto no mar: o poderoso Titanic foi à pique em poucas horas! Era a madrugada do dia 15 de abril. Eram 2.240 pessoas a bordo, cerca de 1523 morreram! O cinema fez várias adaptações para tal tragédia e a mais famosa é a de 1997...
    O filme Titanic de 1997 escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron é uma história inventada do naufrágio do RMS Titanic, estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fadada viagem inaugural no navio. Apesar de os personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. Gloria Stuart interpreta Rose idosa, que narra o filme; e Billy Zane interpreta Cal Hockley, o noivo rico da jovem Rose. Cameron viu a história de amor como um jeito de cativar o público para o desastre real.
   Titanic foi um enorme sucesso de críticas e bilheteria. Foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Com uma bilheteria total de US$ 1,9 bilhões, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão mundialmente, permanecendo o filme de maior arrecadação da história por doze anos, até o próximo filme de Cameron, Avatar, ultrapassá-lo em 2010. O filme foi relançado nos cinemas em 4 de abril de 2012 após uma conversão 3D em homenagem aos 100 anos da viajem inaugural do RMS Titanic.
   Uma curiosidade muito interessante: o escritor Morgan Robertson escreveu um livro intitulado “Futilidade”. Um relato dramático de um naufrágio do navio chamado Titan, ele bate num iceberg, numa noite fria de abril, e afunda?! Tal história foi publicada em 1898: 14 anos da tragédia do Titanic??!! Uau! O que mais impressiona: os números de vítimas e muitas das características técnicas do navio Titan eram idênticas aos do Titanic... Coincidência ou uma premonição? Quem pode explicar?

domingo, 1 de abril de 2012

              "CEM ANOS DE AMÁCIO MAZZAROPI!"

Texto a ser publicado em breve:


   Muito bom poder celebrar os “Cem Anos” de nascimento de um dos mais importantes nomes da Cultura Brasileira de todos os tempos: Amácio Mazzaropi. Foi no dia 9 de abril de 1912 que nasceu o genial artista. Deveria ser feriado nacional!
    Mazzaropi nasceu na cidade de São Paulo e seus pais eram: Bernardo e Clara. Foi morar em Taubaté com apenas dois anos e sempre mostrou uma veia artística, e assim, aos 18 anos, vai para o teatro.
   Foi no circo que o jovem artista Mazzaropi pode apresentar um personagem que iria ser sua marca registrada: o Jeca.  O personagem era um somatório de muitos caipiras reais que ele conheceu aqui no Vale e em outros interiores do país.  O artista Mazzaropi conheceu muitas dificuldades antes de se tornar um nome nacional. Começou com o Circo, depois, o teatro e o rádio. A Televisão chegou no Brasil e o Mazzaropi já estava lá, e finalmente apareceu o lugar definitivo para o Jeca de Mazzaropi: o cinema.
  Em1951 fez o filme “Sai da Frente”, contratado pelos estúdios da Vera Cruz. Foi um grande sucesso de bilheteria. Depois vieram mais 31 filmes. Ele foi ator, diretor, roteirista, produtor, músico, cantor, empresário...
O tipo Jeca que ele criou era esperto, alegre, gostava de uma boa  prosa com os amigos, meio metido a valente, amava seu pedaço de chão (ecológico, já naquela época!); defendia sua família e os valores morais, mesmo sendo um pouco malicioso. Não era muito amigo do trabalho; fazia críticas ao sistema político (e em plena vigência do Regime Autoritário de 1964). Foi uma boa forma de fazer suas críticas usando a boca do ingênuo caipira e passando por cima da censura vigente.
Os filmes do Mazzaropi davam ótimas bilheterias, mas a crítica especializada, com raras exceções, não gostava de seus filmes. Ele sempre defendia seus filmes com o seguinte argumento: faço o que o meu público quer ver na tela. Mas, ele ficava ressentido com tantas criticas negativas. Ele deixou 32 filmes, quase todos levaram milhares de pessoas aos cinemas. Todos estes filmes estão disponíveis em DVD.
Passados tantos anos de sua morte, ele faleceu em junho de 1981 e está enterrado ao lado de seus pais, em Pindamongaba; seu nome permanece mais vivo do que nunca; prova cabal de que um verdadeiro artista nunca morre ou é esquecido por seu público e no caso de Mazzaropi, as novas gerações estão descobrindo a graça quase ingênua do Jeca. As mazelas do dia a dia do caipira e as confusões em que se metem o Jeca acabam dando motivos para boas gargalhadas. Mazzaropi era um cômico nato!
Mazzaropi criou em Taubaté um estúdio para produzir seus filmes: PAM Estúdios; ficava localizado na zona rural, além disso, era uma fazenda, onde criava gado... Com a morte de Mazzaropi o lugar virou um Hotel fazenda e abriga hoje o Museu Mazzaropi, lugar obrigatório para quem gosta e quer conhecer mais sobre o popular artista.
Mazzaropi é um grande artista brasileiro que colocou nosso Vale do Paraíba em grande evidência e merece todo carinho do povo por ocasião de seu aniversário: obrigado por tantas alegrias Mazzaropi! Você é mais presente do que nunca... O melhor de tudo é que os filmes do genial Mazzaropi estão todos disponíveis em DVD e podem ser locados ou comprados. Leve o Mazzaropi para casa e mate as saudades ou conheça o Jeca mais querido do Brasil.
Cinco Filmes do Mazzaropi legais do Mazzaropi:
“Sai da Frente”, 1951, preto e branco, Cia Vera Cruz.
Sinopse: um dia na vida de um motorista de caminhão, ele faz mudanças e carretos. O primeiro filme de Mazzaropi. Produção luxuosa do famoso estúdio paulista.
“Chico Fumaça”, 1956, p/branco. Cinedistri
Sinopse: um homem humilde consegue salvar um trem do descarrilamento e vira um herói nacional e aos poucos vai envolvendo em muitas confusões.
“Jeca Tatu”, 1959, p/ branco. PAM Filmes.
Sinopse: baseado na história do Jeca Tatuzinho de Monteiro Lobato, um simplório homem da roça tem sua vida ameaçada por um rico latifundiário.

“O Corintiano”, 1966, p/branco. PAM Filmes.
Sinopse: um torcedor fanático do Esporte Clube Corinthians vive em pé de guerra com um palmeirense.

“O Jeca e a Égua Milagrosa”, 1980, cor. PAM Filmes.
Sinopse: dois fazendeiros disputam os votos do povo da cidade e o “Jeca”: Raimundo fica dividido entre os dois candidatos. Até uma égua milagrosa aparece para criar mais confusão. O último filme do ator Mazzaropi.
Uma obs. Importante: o Museu Mazzaropi pode ser visitado no site www.museumazzaropi.com.br . Lá existem mais informações e muitas imagens do Jeca número Um do Brasil.

Autor: Joel Benedito Ramos.